Física
É costume identificarmos os fluidos como substâncias que podem fluir (como os gases e os líquidos). Algumas substâncias, como o vidro, são classificadas como sólidas, pois nos tempos que costumamos observá-las, não notamos a sua fluidez. Quando um corpo está totalmente ou parcialmente imerso em um fluido em equilíbrio, ficará sob a ação de uma força que dependerá da porção do corpo que está imersa. Isto pode ser verificado se tentarmos submergir uma cortiça ou bola cheia de ar em recipiente com água.
A força que faz a cortiça flutuar, parecendo que o corpo possui um peso menor do que o peso real é denominado de empuxo do fluido sobre o corpo. O princípio de Arquimedes quantifica o valor desta força:
Um corpo total ou parcialmente imerso em um fluido sofre um empuxo que é igual ao peso do volume do fluido deslocado pelo corpo. Assim, um corpo imerso na água torna-se mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força do líquido sobre o corpo, é denominada empuxo ou impulsão.
Resumindo, quando mergulhamos um corpo em um líquido, o corpo desloca uma quantidade de líquido igual a seu volume, e o peso desse volume de líquido deslocado é subtraido do peso do corpo pela força denominada empuxo.
2. OBJETIVOS GERAIS
Ao término destas atividades o aluno deverá ser capaz de:
Descrever as forças atuantes sobre o corpo imerso num fluido em equilíbrio.
Determinar o empuxo atuante num corpo imerso num fluido.
Determinar o peso aparente de um corpo imerso num fluido.
3. MATERIAL NECESSÁRIO
1 conjunto com dois tripés com hastes e 1 alinhador RHR.
Um corpo de forma cilíndrica.
Um paquímetro
Um dinamômetro de 2N.
Um recipiente com água pura.
Um recipiente com glicerina.
4. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
4.1 Princípio de Arquimedes
Conta-se que Arquimedes, físico e matemático grego que viveu 287 – 212 AC, foi incumbido de identificar se a nova coroa do rei seria de