Física
*O impulso
Durante o tempo, normalmente muito curto, em que o pé está em contado com a bola de futebol existe a ação de uma força, que atuando sobre a bola a impulsiona, fazendo com que ela adquira velocidade.
Quando uma força é aplicada sobre um corpo durante um período de tempo muito curto se diz que esse corpo sofre um impulso. Pode-se definir então que o impulso é o produto da força pelo o tempo. O impulso é uma grandeza vetorial, com o mesmo sentido e direção da força. Sua unidade no sistema internacional é o Newton.segundo= (N.s). Em módulo, ela é representada como:
I=F. Δt , em que:
I= é o impulso
F= é a força aplicada
Δt= é o intervalo de tempo
Exemplos:
1) Em um clássico do futebol goiano, um jogador do Vila Nova dá um chute em uma bola aplicando-lhe uma força de intensidade 7.102N em 0,1s em direção ao gol do Goiás e o goleiro manifesta reação de defesa ao chute, mas a bola entra para o delírio da torcida. Determine a intensidade do impulso do chute que o jogador dá na bola para fazer o gol.
Resposta: Impulso é calculado através da seguinte expressão: I = F.Δt
Logo I = 7.102. 0,1 = 70N.s
*Quantidade de movimento ou momento linear
Tanto a massa quanto a velocidade de um corpo são importantes para a descrição do movimento dele. Uma grandeza que se relacione melhor com a massa e a velocidade do corpo caracteriza melhor o movimento do que apenas a velocidade. Esta grandeza indica quanto de massa está se movendo e a que velocidade ela se move.É chamada de quantidade de movimento ou momento linear. O momento linear, basicamente, é um modo de sabermos a quantidade de movimento de um corpo para que possamos depois, ter uma noção da dificuldade em parar esse corpo que esteja em movimento. Depende da velocidade e da massa do objeto em questão. Quando a massa for muito grande o movimento é menor e, consequentemente, sua velocidade mais lenta. Mas se sua massa for pequena sua