Física
A luz é um elemento importante e indispensável em nossas vidas. Por isto, é encarada de forma familiar e natural, fazendo com que ignoremos a real necessidade de conhecê-la e compreendê-la. Ao longo dos anos as tecnologias que envolvem os sistemas de iluminação têm se desenvolvido bastante, hoje em dia temos diversos tipos de equipamentos disponíveis para diversas aplicações.
Como consequência deste desenvolvimento, vemos hoje pessoas preocupadas com a escassez de energia, e a busca por alternativas mais econômicas tornou-se uma prioridade para muitas aplicações. No campo da iluminação sabemos que a qualidade da luz é decisiva, tanto no que diz respeito ao desempenho das atividades, como na influência que exerce no estado emocional e no bem-estar dos seres humanos. Conhecer a luz, as alternativas disponíveis e saber controlar quantidade e qualidade, são ferramentas preciosas para o sucesso de qualquer instalação. Vários trabalhos desenvolvidos no Brasil mostram alguns problemas frequentes nas edificações existentes, seja pública ou privada, o sistema de iluminação geralmente se encontra fora dos padrões técnicos adequados. Os tipos mais comuns dessas ocorrências são:
• Iluminação em excesso;
• Falta de aproveitamento da iluminação artificial;
• Uso de equipamentos com baixa eficiência luminosa;
• Falta de comandos (interruptores) das luminárias;
• Ausência de manutenção, depreciando o sistema;
• Hábitos de uso inadequados;
2-Resumo
Atualmente, há uma necessidade crescente de energia elétrica, tanto nos ramos industriais quanto residenciais. Com esse crescimento desenfreado na demanda por energia, é inevitável que profissionais e competentes técnicos repensem sobre os padrões que vem sendo adotados mundialmente, tanto na geração, quanto na transmissão e distribuição da energia elétrica.
3- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Fazer um levantamento bibliográfico é uma etapa importante para a pesquisa. Serão listados livros, monografias,