física
Nos dias atuais observamos que muitos dos valores que assimilamos no decorrer de nossas vidas, adquiridos por meio de ensinos tanto no seio familiar como na escola, procuram nos guiar através de escolhas entre o bem e o mal, o certo e o errado. Essa liberdade de escolha é que nos faz mais responsáveis por nossas ações e nos incentiva a agir com respeito e dignidade, considerando o bem-estar das outras pessoas. O pensamento humano tem sido representado através da conduta, nas atitudes e nas maneiras de agir. Para vivermos em um ambiente saudável é necessário ter respeito e agir pelo interesse comum daqueles que vivem ao nosso redor. De acordo com Márcia Botelho Fagundes A ética não se resume a um conjunto de deveres ou a um código de regras; é antes de qualquer coisa a aquisição de hábitos e atitudes que se convertem em uma maneira própria de viver. E a educação não pode ser neutra em relação aos valores. Isso não quer dizer que tenha que ser dogmática e rígida em seus princípios.
A ética deve fazer parte de nossas vidas desde a nossa infância através da convivência com nossos pais e dos valores ensinados na escola com o objetivo de estabelecer uma sociedade cidadã e praticante de seus direitos e deveres.
E Seus Desafios ?
“Construir confiança – Ética da empresa na sociedade da informação e das comunicações”, de Adelar Cortina (Edições Loyola, 224 páginas). Com o objetivo de refletir acerca dos desafios que configuram o panorama do campo empresarial na atualidade, a autora apropria-se do texto de estudiosos de diversas áreas do conhecimento, a catedrática de Ética da Universidade de Valencia (Espanha).
Cortina assume a concepção de que os novos desafios enfrentados por uma empresa em seu campo de atuação configuram oportunidades de crescimento e, paralelamente, riscos de que se tornem obstáculos. Tais desafios recebem três rótulos, para os quais é preciso ter três virtudes.
A autora também discute