Física
01. (UFRGS) O ângulo entre um raio de luz que incide em um espelho plano e a normal à superfície do espelho (conhecido como ângulo de incidência) é igual a 35°. Para esse caso, o ângulo entre a superfície do espelho e o raio refletido é igual a: (A) 20° (B) 35° (C) 45° (D) 55° (E) 65° 02. (FAAP) O ângulo entre o raio refletido e o raio incidente é 72°. O ângulo de incidência é: (A) 18° (B) 24° (C) 36° (D) 72° (E) 144° 03. (UNIRIO) Numa aula prática de Física foi feito o experimento esquematizado nas figuras I e II, onde o professor alternou a posição da fonte e do observador. Com esse experimento, o professor pretendia demonstrar uma aplicação da(o): Que ângulo formam entre si as secções E e E’ dos dois espelhos? (A) 15°. (D) 60°. (B) 30°. (E) 75°. (C) 45°. 05. (FUVEST) Admita que o sol subitamente "morresse", ou seja, sua luz deixasse de ser emitida. 24 horas após este evento, um eventual sobrevivente, olhando para o céu, sem nuvens, veria: (A) a Lua e estrelas. (B) somente a Lua. (C) somente estrelas. (D) uma completa escuridão. (E) somente os planetas do sistema solar. 06. (CESGRANRIO) 04. (UFRGS) A figura abaixo representa as secções E e E’ de dois espelhos planos. O raio de luz I incide obliquamente no espelho E, formando um ângulo de 30° com a normal N a ele, e o raio refletido R incide perpendicularmente no espelho E’.
(A) reflexão difusa. (B) fenômeno da difração. (C) princípio da reflexão. (D) princípio da reversibilidade da luz. (E) princípio da independência dos raios luminosos.
Na figura anterior tem-se o perfil de um espelho plano E, desenhado sobre um eixo OY. Para que um raio luminoso emitido por uma fonte pontual em A atinja o ponto P, após refletir nesse espelho, ele deve incidir em um ponto do espelho cuja ordenada Y vale: (A) 1 (D) 2,5 (B) 1,5 (E) 3 (C) 2
E110
1
07. (UFRGS) A figura representa cinco objetos (a, b, c, d, e) que estão colocados em frente a um espelho plano.
O ângulo θ vale: (A) 0° (B) 10° (C) 20°