Física
Um dinamômetro é um instrumento usado para a medição de forças mecânicas. Existem diversos tipos de dinamômetro, dos quais se destacam pela sua importância e aplicação: dinamômetro de Beek, dinamômetro de mola e o dinamômetro hidráulico.
O dinamômetro utilizado na experiência de laboratório foi o de mola, ele é constituído de uma mola helicoidal, tendo na extremidade superior um cursor que desliza sobre uma escala previamente graduada quando o dinamômetro é calibrado. Na outra extremidade da mola é aplicada a força (F) que se quer medir.
O dinamômetro funciona baseado na Lei de Hooke. Quando a deformação (x) da mola é elástica, cessando a ação da força (F) que produziu a deformação, a mola volta à posição inicial devido à ação da força elástica (Fel) intrísseca à mola.
OBJETIVO
Estabelecer a relação entre a força aplicada e a deformação sofrida por uma mola. Sua intensidade é indicada na graduação do dinamômetro.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:
• Mola
• Alça
• Esferas pequenas
• Régua
• Paquímetro
MÉTODO
Utilizamos o dinamômetro de mola para medir a intensidade da força, onde sua capacidade é de 2N, mas como o dinamômetro é em (mm), dividimos 2/100mm = 0,02mm assim cada (mm) corresponde a 0,02N. Primeiramente construímos uma tabela para amostra dos resultados.
Exp Fel (N) X (mm) K=(N/mm)
1 0,28 14
2 0,78 39
3 1,28 64
4 1,76 88
Onde Exp = experiência, Fel = força elástica , /\X = deformação da mola e K é a (constante elástica da mola). Na 1ª etapa da experiência, com o frasco vazio, calibramos dinamômetro, um processo simples, mas muito eficaz para que haja um resultado satisfatório no final da experiência.