Física óptica
Refração é a passagem da luz de um meio para outro. Nessa mudança de meio, podem ocorrer mudanças na velocidade de propagação e na direção de propagação. Meio homogênio: é o meio no qual todos os pontos apresentam as mesmas propriedades físicas, como a densidade, pressão e temperatura.
Meio transparente: é o meio através do qual podemos visualizar nitidamente os objetos.
Meio isotrópico: é o meio na qual a velocidade da luz é a mesma em qualquer que seja sua direção de propagação.
Refração regular: o feixe de raio que está se propagando no ar incide na superfície livre da água e passa a se propagar na água. No ar, a velocidade da luz é aproximadamente de 300000 Km/s. No interior da água essa velocidade se reduz gerando um desvio ao passar pela superfície da água.
Refração difusa: O feixe de raios paralelos incidem na superfície irregular e os raios refratados perdem o paralelismo.
Absorção da luz
A absorção ocorre sempre. Quando a luz atinge uma superfície parte da energia luminosa fica retida nela sendo transformada em outro tipo de energia, como por exemplo : energia eletrônica, energia atômica, energia molecular ou até mesmo corrente elétrica. Quanto maior for o poder refletor ou refrator de uma superfície, menor será seu poder absorvedor, mesmo assim, a absorção é inevitável.
O feixe de raios paralelos que se propaga no meio1 incidem sobre a superfície e não sofre reflexão nem refração, ocorrendo a absorção da luz pela superfície.
A cor de um corpo por reflexão.
A luz branca como, por exemplo, luz do sol e a luz incandescente resultam da junção de 7 principais cores, as cores do arco-íris: vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta.
Como saber qual é a cor de um corpo?
Sabemos qual é a cor de um corpo quando a luz branca incide sobre ele e o corpo nos devolve somente a cor da qual ele é “formado”, um exemplo é: Jogamos a luz branca em um corpo que tem a cor verde, este por