Física no elevador
BEATRIZ MIEKO TAKAGI
BRUNA TOLEDO NUNES PEREIRA
CAROLINA MAGALHÃES RODRIGUES
CAROLINE SOUSA CARVALHO
A FÍSICA NO ELEVADOR
CAMPINAS
2010
E. E. ”CULTO À CIÊNCIA”
Beatriz Mieko Takagi - Nº: 04
Bruna Toledo Nunes Pereira -Nº: 06
Carolina Magalhães Rodrigues -Nº: 08
Caroline Sousa Carvalho -Nº: 10
3º B
A FÍSICA NO ELEVADOR
Trabalho apresentado à E.E. “Culto à Ciência” como pré-requisito para a obtenção de Conceito, em Física, para a Conclusão do Ensino Médio.
Orientador: Prof. Fernando Torre
CAMPINAS
2010
Essa monografia é dedicada à todos os futuros alunos do Colégio Estadual Culto à Ciência, que assim como nós terão oportunidade de estudar em um colégio tão renomado e histórico.
RESUMO
O elevador é um dispositivo utilizado desde o antigo Egito até os dias de hoje, a fim de transportar verticalmente ou horizontalmente pessoas e objetos. Na antiguidade eram movidos por tração animal e força humana (principalmente escrava), e a partir da Primeira Revolução Industrial sofreram inúmeros avanços tecnológicos. Existem atualmente diversos modelos de elevadores desenvolvidos para fins específicos tais como, elevador de passageiros; elevador de maca utilizado em hospitais e clinicas; elevador de automóveis; de cozinha, entre outros. Seus métodos para garantir a segurança na sua utilização são muito eficazes. Podem, por exemplo, impedir que as portas se fechem quando um passageiro estiver entrando, ou amenizar o impacto da cabine no solo caso ocorra o rompimento dos cabos de segurança. O elevador não é apenas um simples meio de transporte, mas sim uma peça