Análise instrumental
Resumo
Neste primeiro experimento foram feitas aferições e teste com diversos instrumentos, tanto de medição volumétrica como de medição de massa. Através de varias medições foi possível concluir a exatidão e a precisão dos instrumentos utilizados, obtivemos que com relação as vidrarias as mais precisas são, a pipeta de Pasteur e o balão volumétrico e com relação as balanças a analítica obteve melhores resultados, se destacando como mais precisa.
Sumário Resumo 1 Introdução 1 Procedimento Experimental 1 Resultados e Discussão 2 Cálculos 3 Conclusão 4 Referências 4 Questões 5
Introdução
Este experimento nos mostra claramente a importância de termos o conhecimento do quão é preciso o instrumento por nós utilizado. Desta forma as medições feitas servem para revelar possíveis erros associados aos instrumentos, erros esse que podem ser ditos sistemáticos, já que podem decorrer do próprio instrumento.
Em um laboratório existem diversos instrumentos de medição que fazem parte de uma rotina de trabalho. Para que os resultados das medições destes sejam utilizados com certo grau de confiabilidade os mesmos devem passar por uma calibração, que, por definição, é a “operação que estabelece, numa primeira etapa e sob condições especificadas, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecida por padrões e as indicações Correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando à obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação” [1].
Vemos o quão é importante o calculo de precisões de instrumentos laboratoriais, podemos usar como exemplo a utilização na