Física - laboratório lei de ohm
Laboratório de Física II
Lei de Ohm
Curso: Engenharia em Processos de Produção – 3ª Série
Professor:
Santo André, 19 de Setembro de 2011.
[pic] Introdução Teórica
1. Objetivo:
• Identificar a lei de ohm; • Montar o gráfico da tensão pela corrente; • Determinar a resistência a partir do gráfico; • Comparar o valor encontrado com o valor nominal do resistor;
2. Teoria
A energia elétrica pode se transformar em outras formas de energia. É o caso, por exemplo, da lâmpada elétrica, do aquecedor ou do ferro elétrico, em que a energia das cargas elétricas se transforma em calor (efeito joule).
Esses aparelhos são constituídos de filamentos metálicos chamados de resistores. Neles se observa a transformação de energia elétrica em energia térmica.
Estudando a corrente elétrica que circula nos resistores, Georg Simon Ohm – cientista alemão que entre 1789 e 1854 – determinou, experimentalmente, a relação que há entre a diferença de potencial (DDP) nos terminais de um resistor, e a intensidade de corrente elétrica (i) neste resistor.
A lei de Ohm é descrita por: V = R.i
Onde V é a diferença de potência (DDP) entre os pontos A e B, onde R é a resistência elétrica e (i) é a corrente elétrica que passa pelo resistor. Assim, para um dado circuito no qual a resistência é constante, a corrente e a voltagem são proporcionais entre si. Isso significa que a corrente será duas vezes maior para uma DDP também duas vezes maior, e assim por diante. A unidade para resistência elétrica é Ω (ohms). Se traçarmos um gráfico da DDP pela corrente (i), teremos uma reta cujo coeficiente de inclinação indica o valor da resistência.
(V) Volts
V2 ----------------------------------- C.O.