2a lei de ohm
1. Introdução A Segunda Lei de Ohm descreve as grandezas que influenciam na resistência elétrica de um condutor homogêneo de secção transversal (figura 1.1) constante. Essas grandezas são a área (A), o comprimento (L) e o tipo de material do condutor (ρ).
Figura 1.1: Condutor homogêneo
Através desta Lei, percebe-se que a resistência de um condutor homogêneo de secção transversal constante é proporcional ao seu comprimento e da natureza do material de sua construção, e é inversamente proporcional à área de sua secção transversal. Essa lei é expressa através da equação1: (1.1) onde ρ é a resistividade elétrica do material, dada em Ω.m no SI.
A resistividade elétrica classifica os materiais como condutores, semicondutores e isolantes, já que a resistividade é uma característica do material usado na constituição do resistor e é dependente da temperatura.
Na tabela (1.1) seguinte é apresentada a resistividade de alguns metais mais utilizados nas industrias eletroeletrônicas:
Material
Resistividade em 10-8Ω.m
Cobre
1,7
Ouro
2,4
Prata
1,6
Tungstênio
5,5
Tabela 1.1: Valores de resistividade elétrica na temperatura ambiente para alguns materiais
2. Objetivos
Para confirmar a veracidade da 2ª Lei de Ohm, realizou-se o seguinte experimento, que será detalhado na seção 3, na sala de Laboratório de Física B da UFS no DFI. Os objetivos são apresentados nos seguintes tópicos:
Determinar os valores de resistência;
Determinar a melhor escala para a medida de cada resistência no multímetro;
Observar a dependência da resistência com o comprimento, com o diâmetro e com a natureza do material do condutor.
3. Materiais e Métodos
O conjunto de materiais deste experimento consiste em duas ponteiras uma vermelha e uma azul que foram conectadas em um multímetro para efetuar as leituras e cinco réguas de plástico medindo 40cm com