Física - instrumentos ópticos
Trabalho de Física
Instrumentos Óticos e Óptica da Visão
3º A
Alunos:
Carlos Roberto
Marcos Rodrigues
Thiago Macedo.
Araguaína, Setembro de 2012.
Óptica da Visão
Na Física, o estudo do comportamento dos raios luminosos em relação ao globo ocular é conhecido como óptica da visão. Para entender a óptica da visão será necessário estudar, anteriormente, a estrutura do olho humano.
Olho Humano
o A retina é a parte do olho sensível à luz. É nesta região que se formam as imagens.
o O cristalino funciona como uma lente convergente biconvexa.
o Os músculos ciliares alteram a distância focal do cristalino, comprimindo-o.
o A pupila funciona como um diafragma, controlando a quantidade de luz que penetra no olho.
Miopia
Miopia é um dos mais frequentes erros de refração que afeta a visão à distância. Essa doença ocular ocorre porque a imagem visual não é focada diretamente na retina, mas à frente da mesma.
O problema pode ter origem porque o globo ocular é mais alongado ou o cristalino tem uma distância focal curta.
Sintomas de Miopia: Os sintomas mais evidentes da miopia são: visão embaçada mais à distância, dificuldade para identificar objetos afastados, assistir a filmes, dirigir automóveis, entre outros.
A capacidade visual parece melhorar fechando um pouco os olhos, mas a miopia não corrigida devidamente pode provocar dores de cabeça, lacrimejamento ou tensão.
Tratamento de Miopia: A miopia pode ser corrigida com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa se houver indicação de um oftalmologista.
Hipermetropia
Ocorre quando o olho é menor que o normal. Isso cria uma condição de dificuldade para que o cristalino focalize na retina os objetos colocados próximos ao olho. A maioria das crianças é hipermetrope de grau moderado, condição esta que diminui com a idade. A hipermetropia pode ser corrigida através do uso de