Trabalho sobre futebol
DHE – Departamento de Humanidades e Educação
Curso – Educação Física- EAD
Componente Curricular: Planejamento e formação esportiva
Professor:
Acadêmico: Guilherme da Silva Acosta
Observação de jogos de menores no campeonato Copa Dunga
Ijuí-RS, julho de 2012
1- Perceber a conduta dos técnicos junto aos alunos (interferência no jogo, instrução, tempo técnico, postura e demais atitudes pertinentes a sua análise).
A professora da escolinha cometa de Panambi foi observada durante a partida de sua equipe feminina contra a escolinha da cidade de Nova Ramada.
Nos primeiros instantes da partida, a professora mostrou-se agitada e disparava vários gritos com suas atletas, em momentos até ameaças. Em um fato isolado, a professora ameaçou tirar uma atleta caso ela não mostrar-se mais participativa na partida. Uma atitude errônea por parte de um profissional da educação.
No intervalo da partida a professora pouco falou, mostrando não dominar a lógica interna do esporte.
A equipe de Panambi abriu uma boa vantagem no placar, na segunda etapa do jogo, ao mesmo tempo a professora mudou sua postura passando a gritar menos e somente gesticular. Ao final, com um placar elástico a seu favor, a professora se encontrava calada e satisfeita com o desempenho de sua equipe.
02- Ter uma ideia sobre a competição esportiva: Atende as perspectivas da criança. Como a criança correspondeu à prática observada. Algo lhe chamou a sua atenção a respeito dos jogos.
A copa Dunga se tornou uma competição tradicional, tem por objetivo a integração das crianças da micro região de Ijuí. Em conversa com o organizador do evento, ele relatou que priorizam convidar as escolinhas mais carentes. Nas idades iniciais (8 e 9 anos) não existe campeão, apenas jogos para integração.
Em entrevista com o atleta Igor de 9 anos da escolinha Tio Mazzaropi de Cruz Alta, pude perceber a