Física II
1) Na figura 1 (ao lado), três esferas de 5,00 kg estão localizadas de acordo com as distâncias d1 =0,300 m e d2 =0,400 m. Quais são (a) o módulo, (b) o ângulo em relação ao semi-eixo x positivo da força gravitacional resultante a que está sujeita a esfera A.
2) Qual deve ser a nova distância entre as partículas A e B (figura 1) para que o módulo da força gravitacional entre essas duas partículas seja duplicado?
3) Um satélite de 50 kg está em órbita circular em torno de um planeta e completa uma volta a cada 6h. O módulo da força gravitacional que o planeta exerce sobre o satélite é de 80 N. Determine: (a) O raio da órbita (b) A energia cinética do satélite e (c) a massa do planeta.
4)
A figura 2 mostra um disco uniforme de raio R = 0.8 m e 6 kg de massa com um pequeno furo (P) a uma distância d do centro do disco, que pode servir como ponto de fixação do mesmo. (a) Qual seria a distância d para que o período desse pêndulo fosse 3,0 s? (b) escreva a expressão da posição do movimento considerando o fato de que o disco foi girado de 3 0 e liberado.
5)
A figura 1 mostra a posição de um bloco de 30 g oscilando em um MHS na extremidade de uma mola Quais são (a) a energia cinética máxima do bloco e
(b) o número de vezes por segundo que esse máximo é atingido? (c) Escreva as expressões do Movimento (Posição, velocidade e aceleração). Determine um instante em que o bloco: (d) passa pelas extremidades (1 e 2), (e) passa pela origem (f) apresenta velocidade nula, (g) apresenta velocidade máxima,
(h) apresenta aceleração nula, (i) apresenta aceleração máxima, (j) tenha uma velocidade igual a 1/3 da velocidade máxima.
6) A função com x em metros e t em segundos, descreve uma onda em uma corda esticada.
a) em que sentido a onda se propaga?
b) Qual a distância percorrida pela corda num intervalo de tempo de 2 s?
c) Qual é a velocidade transversal de um ponto da corda no instante em que o ponto possui um deslocamento y = 12,0 cm?