Física Experimental
Prof. Júlio A. Hernandes – UNIBAN
1) Abra o Excel, e coloque os dados encontrados nos experimentos. Na coluna
A, coloque os dados que vão aparecer na abscissa (eixo horizontal) – que é o eixo X. Na coluna B, coloque os dados da ordenada (eixo vertical) – que é o eixo Y. Deve ficar parecido com a figura abaixo.
2) Selecione a coluna da ordenada, como mostrado na figura abaixo. Para selecionar, clique com o botão esquerdo do mouse no primeiro item e, SEM
SOLTAR O BOTÃO, arraste o mouse até o último item da coluna. Em seguida, solte o botão do mouse.
3) Vamos agora fazer um gráfico com estes dados. Clique no item “Inserir” do menu principal, e no item “Gráfico”, como mostrado na figura abaixo.
4) Aparece a janela do Assistente de Gráficos. No “Tipo de Gráfico” selecione o item “Linha”, e clique no botão “Avançar >”.
5) O próximo passo (“etapa 2 de 4”) é selecionar o eixo das abscissas (eixo X, horizontal). Clique na aba “Seqüência”, que fica na parte superior da janela.
Em seguida clique no último item desta janela, onde está escrito “Rótulos do eixo das categorias (X)”, sobre o botão com a pequena seta vermelha para fazer a janela minimizar (veja a flecha preta da figura abaixo).
6) Se der certo, a janela do Excel com os dados vai voltar a aparecer, com uma janelinha adicional escrito “etapa 2 de 4”. Agora, selecione a coluna das abscissas (eixo X, horizontal do gráfico), seguindo o mesmo procedimento que na segunda figura: clique no primeiro item com o botão esquerdo do mouse, sem soltar o botão, e arraste até o último item da coluna. Solte o botão do mouse. Pressione a tecla ENTER depois que a coluna estiver selecionada.
7) Você vai voltar à janela do Assistente de Gráficos. Simplesmente clique no botão “Finalizar” e você voltará à planilha do Excel, agora com um gráfico também. Você pode mover e redimensionar este gráfico à