Física Exp II - Empuxo
Código CCE0478 turma 1009
Engenharia Civil
Universidade Estácio de Sá, Niterói RJ
Número de matrícula: 201301483631 lucas_q@msn.com Professor: Altivo Monteiro; Física experimental II
RESUMO
Neste relatório mostraremos os princípios e conceitos do fenômeno de empuxo(princípios de Arquimedes). Para melhor entendimento, realizamos experimentos com auxílio do mestre, para entender melhor o que nós aprendemos nos livros e dentro da sala de aula.
1. INTRODUÇÃO
Ao entrarmos em uma piscina, nos sentimos mais leves do que quando estamos fora dela.
Isto acontece devido a uma força vertical para cima exercida pela água a qual chamamos empuxo, e a representamos por .
O Empuxo representa a força resultante exercida pelo fluido sobre um corpo. Como tem sentido oposto à força Peso, causa o efeito de leveza no caso da piscina.
A unidade de medida do Empuxo no SI é o Newton (N).
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Empuxo é uma força hidrostática resultante exercida por um fluido em condições hidrostáticas sobre um corpo que nele esteja imerso. A impulsão existe por conta da diferença de pressão hidrostática do corpo, visto que esta é proporcional à massa específica do fluido, à aceleração da gravidade, e à altura de profundidade. Um corpo total ou parcialmente imerso em um fluido sofre um empuxo que é igual ao peso do volume do fluido deslocado pelo corpo. Assim, um corpo imerso na água torna-se mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Quando um corpo está totalmente imerso em um líquido qualquer, podemos ter as seguintes condições:
•Caso ele permanece parado no ponto em que foi colocado, a intensidade da força de impulsão é igual a intensidade da força peso;
•Caso ele afunde, a intensidade da força de impulsão é menor que a intensidade da força peso;
•Se ele for levado para a superfície, a intensidade da força de impulsão é maior do que a intensidade da força peso.