Fisica - Empuxo
CAMPUS: NOVA FRIBURGO
FÍSICA EXPERIMENTAL II
EXP. 01
NOVA FRIBURGO, 10 DE AGOSTO DE 2013
NOVA FRIBURGO, 10 DE AGOSTO DE 2013 O PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES (EMPUXO)
GRUPO:
LUCAS CORREA LOPES SIMÕES
RAFAEL THADEU PITZER
FLÁVIO I. B. C. KÜNG
THIAGO CORREA LOPES NOVA FRIBURGO, 10 de Agosto de 2013
Introdução Teórica
Algumas lendas dizem que o sábio grego Arquimedes (282-212 AC), descobriu enquanto tomava banho, que um corpo fica mais leve quando está imerso na água devido a uma força exercida sobre ele, vertical e para cima, que alivia o peso sobre o corpo. Essa força que o fluido exerce no corpo é chamada de Empuxo e é representado pelo símbolo E.
Quando um corpo está imerso em um líquido, podemos ter as seguintes condições:
Se ele permanece parado no ponto onde foi colocado (equilíbrio estático), a intensidade da força de empuxo é igual à intensidade da força gravitacional; logo E = mfg;
Se ele afundar, a intensidade da força de empuxo é menor do que a intensidade da força gravitacional; logo E < mfg;
Se ele for levado para a superfície, à intensidade da força de empuxo é maior do que a intensidade da força gravitacional logo; E > mfg.
Para saber qual das três situações irá ocorrer, devemos enunciar o princípio de Arquimedes:
“Quando um corpo está total ou parcialmente submerso em um fluído, uma força de empuxo Fe exercida pelo fluído age sobre o corpo. A força é dirigida para cima e tem um módulo igual ao peso mfg do fluído deslocado pelo corpo.” Onde mf é a massa do fluido.
Objetivo
•Identificar o empuxo como aparente diminuição da força peso de um corpo submerso num líquido;
•Reconhecer a veracidade da afirmação: “Todo corpo mergulhado em um fluido fica submetido à ação de uma força vertical, orientada de baixo para cima, denominada empuxo, de módulo igual ao peso do volume do fluido deslocado.”