Princípio de Arquimedes: Determinação da densidade de um sólido
Prof. Raul Fernando Cuevas Rojas
Disciplina: Física Experimental II
Ituiutaba – MG
12/11/2013
1. Resumo O experimento comprova o Teorema de Arquimedes que diz que ao inserir um corpo em um fluido este reagirá com uma força chamada empuxo, que nada mais é do que o peso deslocado pelo volume do fluido. Este empuxo varia com a profundidade e quando o corpo fica totalmente submerso aquele passa a ter valor constante. Houve uma comparação da teoria com os dados coletados, valores da densidade do fluido e do corpo, que reafirmaram o teorema.
2. Introdução
O experimento realizado foi trabalhado com base no Principio de Arquimedes. Com o emprego de instrumentos e procedimentos para determinação da força de empuxo, da temperatura do ambiente, da massa do cilindro e volume. Além destes, foi utilizado também o conceito de densidade.
Pode-se definir o Princípio de Arquimedes: “quando um corpo esta parcial ou completamente imerso em um fluído, este exerce sobre o corpo uma força de baixo para cima, denominada empuxo, igual ao peso do volume do fluído deslocado pelo corpo”.[1] . Dado pela seguinte fórmula: E= P= m.g, assim temos que: E= df.Vf.g onde, df= densidade do fluído, Vf = volume do fluído e g= gravidade.
Na física, a relação entre massa e o volume de um corpo é um conceito muito importante, pois por meio dela pode-se caracterizar os diferentes tipos de matéria ou material. Essa relação denominada densidade, é expressa pela equação ρ = m/V. Assim, as unidades de densidade serão unidades que dependem da quantidade de matéria (propriedades extensivas), e a densidade não depende da mesma (propriedade intensiva).
É importante ressaltar que, embora não conte na equação acima citada, a densidade depende da temperatura, porque o volume das substâncias se altera conforme aquela se altera. Como não houve durante todo o experimento nenhum processo