Física do Dia-aDia
O estudo dos movimentos harmônicos simples foi fundamental para diversas inovações tecnológicas, desde a construção de relógios de pêndulo até estudos espaciais que possibilitaram, entre outras coisas, a criação de satélites artificiais e sondas espaciais.
O MHS também é introdutório ao estudo de sistemas não-harmônicos, que podem ser estudados pela composição de ondas harmônicas e adaptado pelas leis conhecidas.
Ondas no Cotidiano
O estudo das ondas, tanto mecânicas como eletromagnéticas, é umas das partes da física que mais se desenvolveu nos últimos séculos e uma das que mais possibilita aprimoramentos nos modelos atuais.
O conhecimento das propriedades das ondas possibilita o estudo de frequências naturais de oscilação das obras de engenharia civil e é muito utilizado para se evitarem problemas futuros nas mesmas.
Também é devido à compreensão das ondas, neste caso eletromagnéticas, que puderam se desenvolver os avanços na área de comunicação, principalmente via satélite e rádio.
Acústica
O estudo dos fenômenos ondulatórios ligados ao som abrange desde a compreensão de como os nossos ouvidos funcionam como sensores que transmitem sinais ao cérebro até a nossa compreensão de o que é música.
Esta área encanta muitos cientistas, pois é capaz de explicar questões como o timbre - que faz com que uma nota musical produza um som diferente quando tocada por um piano ou por uma flauta – e também explica questões como o eco e a reverberação, além do efeito Doppler, que faz com que a frequência aparente de uma fonte seja diferente quando esta se movimenta.
Termometria no Cotidiano
A Termometria é o ramo da física que estuda a temperatura e as diversas escalas inventadas ao longo do tempo.
É devido ao estudo da Termometria que se devem equipamentos de medição de temperatura, tais como, termômetros de mercúrio...
A Termometria se desenvolveu muito nos últimos 2 séculos