física 3 laboratório
ELETROSCÓPIO DE FOLHAS
NOME: ROBERTO NEVES BUENO VIANA
TURMA: 3060 SÁBADO
Data da prática: 24/08/2013
Prof. Eduardo Fernandes
2º relatório
INTRODUÇÃO Prefácio onde deve constar as informações mais importantes do relatório. Não deve conter fórmulas. É na introdução que o aluno vai dar um panorama geral do relatório, por isso recomendo que a mesma seja feita por último. Caso o aluno queira fazer a inclusão de algum trecho que leu na internet ou em algum livro poderá faze-lo, desde que esse trecho esteja destacado (entre parênteses e em formato itálico).
OBJETIVO
Evidenciar a existência da força de repulsão entre corpos eletrizados com cargas iguais, e a aplicação da Lei de Coulomb relacionando o vetor força e a distância.
Verificar na prática a existência da força das pontas e seu princípio de funcionamento.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS.
Material utilizado:
-Gerador de Van Der Graaff
-Haste metálica do eletroscópio com conector
-Folha de papel laminado bem finas
-Bastão de teste
-Haste metálica com conector para hélice
-Hélice metálica
Procedimento 1:
Após conectar a haste do eletroscópio de folhas no topo do gerador de Van Der Graaff, e posicionar a folha de papel laminado, o mesmo foi acionado. Com o gerador ligado, as folhas metálicas que se encontravam próximas uma da outra, foram repelidas. Tal fenômeno se deve ao fato de que a haste e as folhas metálicas foram carregadas com a mesma carga da esfera do gerador, e por estarem próximas, as folhas carregadas eletricamente com o mesmo polo se repeliram.
Ao aproximarmos o bastão de teste, devidamente aterrado, da esfera metálica, as folhas do eletroscópio tendiam a fechar novamente.
Questionamento 1: Haverá algum tipo de diferença se houver um carregamento de carga positiva ou negativa?
Resposta: Não, pois cargas de mesmo sinal sempre irão se repelir, portanto, se as folhas estiverem