Laboratorio fisica i - experiencia 2 e 3 mu e muv
A princípio o professor distribuiu aos alunos uma rampa de inclinação com um medidor de nível, uma bola metálica, um cronômetro e um imã. Depois disso o professor pediu aos alunos para que inclinassem a rampa em 5° e com o imã achassem a bolinha de metal que estava dentro do nível. Feito isso, agora era para que os alunos colocassem a bolinha no ponto zero e medissem, com o auxílio do cronômetro, o tempo que a bolinha gastava para se deslocar do ponto zero ao ponto cinqüenta. Depois para medir o tempo gasto pela bolinha para ir do ponto zero ao ponto cem e assim de cinqüenta em cinqüenta até chegar ao ponto trezentos.
Acabado essa etapa agora era necessário que os alunos inclinassem a rampa em 10° e repetissem o processo anterior. Após terminarem essa etapa o professor pediu aos alunos para que inclinassem a rampa em 1° e então medissem o tempo em que a bola metálica maior demorava para se deslocar do ponto zero ao ponto cem (processo semelhante ao feito coma bolinha dentro do nível) e depois medir o tempo que a bolinha gastava para se deslocar do ponto zero ao ponto duzentos e assim sucessivamente até chegarem ao ponto quatrocentos. Todo esse processo deveria ser feito com a rampa inclinada em 1°, 2°, 3°, 4° e 5°.
Após todos os dados terem sido coletados era pra ser feito todos os exercícios do ponto “3. Procedimentos Experimentais” tanto do experimento em Movimento Uniforme, como em Movimento Uniformemente Variado.
4. Objetivos (MU e MUV) • Coletar o tempo gasto pela bolinha dentro do nível para se deslocar do ponto zero ao ponto cinqüenta, depois do ponto zero ao ponto cem e assim até chegar ao ponto trezentos. • Calcular a velocidade média. • Concluir se o movimento é ou não uniforme. • Coletar o tempo gasto pela bolinha dentro do nível para se deslocar do ponto zero ao ponto cem, depois do ponto zero ao ponto duzentos e assim até chegar ao ponto quatrocentos. • Calcular a velocidade média e sua aceleração