Física 2º Ano
Pesquisa sobre:física
Temperatura - Conceito e Relações Termométricas;
Todos os Tipos de Dilatação: Conceito e Aplicação;
Calorimetria: Conceito e Aplicação;
Primeira e Segunda Lei da Termodinâmica: Conceito e Aplicação.
Nome: Tayná Silva Leite
Temperatura - Conceito e Relações Termométricas
Temperatura - Conceito:
Temperatura e calor são dois conceitos diferentes e que muitas pessoas acreditam ser a mesma coisa. Temperatura é a grandeza física associada ao estado de movimento ou à agitação das partículas que compõem os corpos. No cotidiano é muito comum as pessoas medirem o grau de agitação dessas partículas através da sensação de quente ou frio que se sente ao tocar outro corpo. No entanto não podemos confiar na sensação térmica. Para isso existem os termômetros, que são graduados para medir a temperatura dos corpos.
Temperatura - Relações Termométricas:
Chamamos de Termologia a parte da física que estuda os fenômenos relativos ao calor, aquecimento, resfriamento, mudanças de estado físico, mudanças de temperatura, etc.
Para que seja possível medir a temperatura de um corpo, foi desenvolvido um aparelho chamado termômetro.
O termômetro mais comum é o de mercúrio, que consiste em um vidro graduado com um bulbo de paredes finas que é ligado a um tubo muito fino, chamado tubo capilar.
Quando a temperatura do termômetro aumenta, as moléculas de mercúrio aumentam sua agitação fazendo com que este se dilate, preenchendo o tubo capilar. Para cada altura atingida pelo mercúrio está associada uma temperatura.
Escalas termométricas: As escalas termométricas são mecanismos utilizados para medir a temperatura dos corpos. As escalas surgiram da necessidade de quantificar o quanto um corpo está quente ou frio, e da necessidade de melhorar as medidas das temperaturas. Existem vários tipos de escalas, das quais as mais conhecidas