Física 2
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Quando um sistema que se encontra em equilíbrio estável é afastado dessa posição e liberado, não havendo forças discipativas, ele passa a executar um movimento oscilatório em torno da posição de equilíbrio. Quando ele é deslocado dessa posição e libertado, surge uma força que o faz retornar à sua posição de equilíbrio. Quando ele atinge esse ponto, entretanto, pelo fato de haver acumulado energia cinética, ele o ultrapassa, parando em algum ponto do outro lado e sendo puxado, novamente para a posição de equilíbrio, esse movimento de vai-e-vem é chamado Movimento Harmônico Simples (MHS).Os átomos vibrantes de uma molécula, oscilações eletromagnéticas realizam movimento harmônico simples.
Neste tipo de movimento chama-se de Período (T) ao tempo que dura uma repetição periódica de ida e volta.O sistema massa-mola é constituído por uma massa presa em uma mola que obedece a lei de Hooke. Com a massa suspensa a força peso é equilibrada pela força elástica, assim o sistema se encontra em equilíbrio estável: Figura
DEIXAR ESPAÇO PARA FIGURA
Porém se o sistema for posto e movimento harmônico simples a deformação sofrida pela mola será superior ao peso da massa acoplada.
DEIXAR ESPAÇO PARA FIGURA
De acordo com a segunda lei de Newton, quando não há forças dissipativas:
Essa é uma equação diferencial que caracteriza o movimento harmônico simples, e pode ser escrita por:
A= amplitude do movimento W= frequência angular Alfa= fase inicial do movimento
Tendo frequência angular como w=2σ/T
Obtêm-se:
Construindo o gráfico de T2 por m (massa), é possível calcular a constante elástica