Física 1
Ímãs são capazes de gerar, no espaço ao seu redor, um campo magnético. A interação entre imãs e destes com matérias ferro magnéticos pode ser determinada pelas linhas de indução destes ímãs.
Descrição do Experimento
OBJETIVOS
Analisar o comportamento de ímãs e o campo magnético gerado por eles; estudar várias situações nas quais condutores retilíneos e/ou espiras interagem com ímãs permanentes. I – Ímãs e polos magnéticos MATERIAL 170243528575002 ímãs cilíndricos; bússola didática (suporte para bússola didática
1 agulha magnética).
PROCEDIMENTOS
Tomando os dois ímãs cilíndricos e aproximando as extremidades com cores iguais (polos iguais). Observamos e descrevemos o observado. (Resultados).
Virando um dos ímãs e aproximando agora as extremidades com cores diferentes (polos opostos). Observamos e descrevemos o observado. (Resultados).
Aproximando a bússola à um ímã com o polo pintado de azul. Observou-se o comportamento e em seguida realizamos o procedimento com o outro polo do ímã. Descrevemos o ocorrido com a agulha da bússola nestes dois últimos passos. (Resultados).
A partir da extremidade pintada da bússola que aponta o norte geográfico, determinamos a polaridade das extremidades da bússola e a partir dessa conclusão, identificamos os polos do ímã. (Resultados). II – Amortecedor magnético
MATERIAL
1515745102870001 suporte para amortecedor magnético;
5 ímãs em anel com polos identificado. Encaixamos no suporte um ímã em anel com face de cor vermelha voltada para cima. A seguir, colocamos outro ímã com a face vermelha voltada para baixo. Observamos e descrevemos o observado. (Resultados)
Encaixamos os demais ímãs, seguindo o mesmo procedimento e descrevemos o observado. (Resultados)
III – Campo magnético MATERIAL
4 ímãs em barra; limalha de ferro; placa acrílica.
-508013525500
Colocamos a placa de acrílico sobre dois ímãs em forma de barra, dispostos horizontalmente e espalhamos um