Fénicia
A História Politica da Fenícia é a História de suas cidades-estados. Estas, por não constituírem grandes potências militares, tiveram que, sob o ponto de vista politico, sofrer a influência dos grandes impérios que sucessivamente estenderam sua mão dominadora pelo Oriente. Egípcios, Hititas, Mesopotâmicos, Persas e Gregos mantiveram, em diferentes épocas, sob sua influência as cidades fenícias. Mas para essas a influência politica sé teve um interesse secundário; o que lhes interessava era salvaguardar sua atividade comercial. Em todas as épocas, esta atitude lhes assegurou uma notória autonomia.
A fundação de Tiro está cercada de relatos lendários. Heródoto, entretanto, dá-nos uma noticia bastante esclarecedora: tendo visitado Tiro, ouviu dos sacerdotes de um santuário do Melkart (chamado Héracles pelo historiador grego) que o dito santuário remontava à época da fundação da cidade e que esta fora fundada havia dois mil e trezentos anos. Admitindo-se o ano 450, como data da visita do Heródoto a Tiro, temos que a fundação do Tiro se efetuou em 2750 a.e.c. A luz das descobertas recentes, a data mencionada por Heródoto, é considerada como data geral, parece estar de acordo com a realidade.
Apesar de tão remota origem, o grande período da História de Tiro, situa-se entre o ano 1000 e o ano 500 a.e.c. Mas é principalmente nos dois primeiros séculos do primeiro milênio (X o IX a.e.c.), época essa considerada como a idade de ouro da Fenícia semítica, que Tiro atinge o