Fenicia
ORIGEM
* Heródoto nos conta (escrito c. 440 a.C) (História, I: 1).
“Os Persas mais esclarecidos atribuem aos Fenícios a causa dessas inimizades. Dizem eles que esse povo, tendo vindo do litoral da Eritréia para as costas do nosso país, empreendeu longas viagens marítimas, logo depois de haver-se estabelecido no país que ainda hoje habita, transportando mercadorias do
Egito e da Assíria para várias regiões, inclusive para Argos”. * Estrabão, historiador grego, geógrafo e filósofo mencionou que os fenícios vieram da parte oriental da península Arábica, devido ao fato destes possuirem deuses e templos semelhantes.
-------------------------------------------------
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Estava localizada ao norte de Canaã, nas regiões onde podemos encontrar hoje o Líbano, Israel e a Síria.
Região Fértil, abundância de matérias primas.
-------------------------------------------------
ETIMOLOGIA
O termo fenício vêm do latim poenicus (posteriormente punicus), do grego antigo phoinikes. (pele vermelha).
Os gregos o chamaram de Fenícios, os romanos de púnicos e eles próprios se chamaram de cananeus.
ÁPICE DA CIVILIZAÇÃO FENÍCIA * O período onde a civilização fenícia atingiu seu apogeu comercial e marítimo data de cerca de 1200 a 800 a.C. * As principais cidades fenícias todavia, já haviam sido fundadas muito antes dessa data. * Tiro, Biblos e Sídon
* Em 1200 a.C os chamados “ povos do mar” começam uma empreitada contra os impérios egípcio e hitita, desestabilizando o poder que estas possuíam, deixando caminho livre para os fenícios se consagrarem como os grandes comerciantes que hoje conhecemos.
DECLÍNIO * Constantes invasões de povos como os egípcios, assírios, persas e finalmente os macedônicos marcaram o fim de sua autonomia politica-comercial.
* Conquista de Ciro, o Grande: 539 a.C / Conquista de Alexandre, o Grande: 332 a.C
CIDADES
Biblos : Era assim chamada