Fé é crer ou acreditar?
No evangelho de São João, no capítulo 20, versículo 25, lemos: Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
Ora, Tomé era um apóstolo de Jesus. Viveu com Ele, ceou com Ele, presenciou milagres e curas. Tomé não acreditou!
Naquele momento todos os discípulos estavam com medo, fracos, sem rumo, sem o Mestre. A notícia da ressurreição era tão maravilhosa, tão boa, que humanamente era difícil acreditar. Precisava de uma prova concreta. E apenas Tomé teve a coragem de questionar. Isso nos mostra que quando questionamos a nossa fé, por conta dos nossos pecados, fraquezas, doenças e dificuldades, não significa que não cremos. Isso nos alerta para a necessidade de buscarmos mais a Deus, conhecer mais e melhor os seus ensinamentos. Precisamos crer firmemente no poder de Deus, nos milagres que Ele, e somente Ele pode realizar em nós. Assim como Tomé, nós também fraquejamos na fé. Não basta acreditar. Temos que crer firmemente, alicerçados nas verdades do evangelho e fortalecidos pela oração nossa de cada dia.
No dia 3 de julho é o dia de São Tomé. Muitos textos citam São Tomé como o incrédulo ou apósTOLO. E nós, como anda nossa fé? Nas angústias da vida nos confortamos na fé que nos impulsiona ou nos desesperamos na incerteza? Quando surge a pedra no caminho, quais caminhos buscamos para removê-la? A comunhão, a confissão , a oração, a presença na santa eucaristia aos domingos são alguns dos instrumentos que Deus nos dispõe para nos tornar mais firmes na FÉ.
Oração a São Tomé
Ó Senhor, peço-Vos perdão por todas as vezes que fui incrédulo e não permiti que Vossa mão poderosa conduzisse minha vida. Agora meu