Fé e Ciência
Lor. Parabenizo a coragem em colocar em pauta a religião. A ousadia merece felicitações já que abordar a discussão sobre o que é verdade nesse tema é visto como desnecessário no relativismo de nossa cultura. Como disse Winstow Churchill: “ De tempos em tempos, os homens tropeçam na verdade, mas a maioria deles se levanta e segue adiante como se nada tivesse acontecido” (1) .
Uma das conclusões do artigo do professor foi: “... defende que o conhecimento científico somente se desenvolve plenamente em ambiente democrático de completa liberdade de pensamento e expressão.” Fundamentado nessa afirmação gostaria de fazer algumas considerações sobre o texto do Prof. Lor.
I- “Contradições entre religião e o método científico”
O Prof. Lor disse: “As religiões exigem a crença em ideias a partir da fé: ou seja, crer para ver.
Quanto mais alguém vier a crer sem provas, mais virtuosa será considerada a sua fé. Já o método científico se fundamenta exatamente no contrário: para toda afirmação científica são necessárias as evidências objetivas e lógicas, ou seja, temos que ver e entender para concordar. Portanto, a ciência é um método de aproximação da realidade baseado na lógica, na quantificação dos fenômenos e na experimentação objetiva.”
1- Sobre a fé
Fé realmente é crer para ver, mas vai além disso.
Na fé também existe o ver para crer, não só o crer para ver. Jó após passar pelas suas aflições disse a Deus: “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram” (Jó 41.5).Tomé só creu após ver : “ Jesus disse a Tomé: ‘ Porque me viu, você creu?
Felizes os que não viram e creram.”( Jo 20.29). É verdade que é mais virtuoso aquele que crer sem ver, mas é verdade também que a maioria dos crentes precisa ver, perceber Deus, para crer. Todos os