fábulas
1) O texto é uma fábula? Explique
Esse texto é uma fábula porque ele está em forma de narrativa alegórica, os personagens são animais com características humanas, está no passado, não existi um tempo e nem um lugar definido e o desenlace é uma lição de moral.
2) Explique porque os urubus são “aves por natureza becadas”
Os urubus são “aves por natureza becadas” porque são pretos como se estivessem vestidos de beca. Beca é uma vestimenta de formatura.
3) A apresentação dos urubus é irônica? Explique
Sim, é irônica, pois o autor apresenta os urubus como aves becadas por terem a penugem preta como a beca, mas logo diz que são aves sem dotes para o canto e que gostariam de se tornar grandes cantores.
4) Ser diplomado equivale a saber fazer? Baseado no texto, comente as relações entre saber e burocracia
Não, segundo o texto os urubus fizeram competições entre si, imprimindo diplomas, importando professores, fazendo uma certa burocracia para terem permissão para mandar nos outros e as outras aves sem precisar de diplomas invadiram a floresta com os seus cantos acabando assim com a hierarquia dos urubus porque elas já nascem com esse saber, até que os urubus exigiram esses documentos que eles acreditam que cantar sem a titulação devida é um desrespeito à ordem.
5) Indique o sujeito das formas verbais “decidiram”, “haveriam de se tornar”, “fundaram”, “importaram”, “gargarejaram”, “ mandaram”, “fizeram”.
Mesmo não estando na mesma oração o sujeito é o urubu porque está fazendo uma ligação concordando em gênero, número e grau.
6) “E as pobres aves se olharam perplexas, porque nunca haviam imaginado que tais coisas houvessem”.
a) Qual o sujeito da locução verbal “haviam imaginado”?
As pobres aves.
b) O uso da forma verbal “houvessem” contraria os preceitos na norma culta da língua portuguesa? Explique
Não, porque está concordando com o sujeito que está no plural e o restante