Fábulas e contos
As fábulas são pequenas histórias que transmitem uma lição de moral. As personagens das fábulas são geralmente animais, que representam tipos humanos, como o egoísta, o ingênuo, o espertalhão, o vaidoso, o mentiroso, etc.
Sendo um gênero que explicita modos devidos e indevidos de comportamento, atuando sobre o leitor numa perspectiva predominantemente ética, as fábulas não deixam de lhe proporcionar, no entanto, uma leitura, a um só tempo, crítica e prazerosa.
Conto
O conto é uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. O conto é conciso.
A lebre e a tartaruga é uma fábula atribuída a Esopo e recontada por Jean de La Fontaine.
A Lebre e a tartaruga
Certo dia, o lebre desafiou a tartaruga para uma corrida, argumentando que era mais rápida e que a tartaruga nunca a venceria. A tartaruga começou a treinar enquanto era observada pelo lebre.
Chegou o dia da corrida. O lebre e a tartaruga meteram-se nos seus lugares e, após o sinal, partiram. A tartaruga estava a correr mais rapido que conseguia, mas foi ultrapassada pelo lebre que, visto já estar a uma longa distância da sua concorrente, deitou-se e dormiu.
Enquanto o lebre dormia, não se dava conta que a tartaruga ía-se aproximando mais rapidamente da linha de chegada. Quando acordou, o lebre, horrorizado, viu que a tartaruga estava muito perto da linha de chegada. Assim, a lebre começou a correr o mais depressa que pode, tentando, a todo o custo ultrapassar a tartaruga.Mas não conseguiu.
Após a vitória da tartaruga, todos foram festejar com