Estudante
TODOROV, Tzvetan. A Conquista da América: a questão do outro. Compreender, tomar e Destruir / Igualdade ou Desigualdade e Escravismo, Colonialismo e Comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
AUTOR
Tzvetan, TODOROV, filósofo, linguista, historiador, nasceu em Sófia, Bulgária em 1939, e se radicou em Paris em 1963. Foi professor da École Pratique de Hautes Études e da Universidade de Yale, além de ter sido Diretor do Centro Nacional de Pesquisa Cientifica de Paris. Publicou um número considerável de obras, que estão hoje traduzidas em vinte e cinco idiomas, além disso, produziu vastíssima obra na área de pesquisa linguística e teoria literária. Entre seus livros, encontram-se os espírito das luzes, A literatura em perigo e Jardim imperfeito. (CNRS).
TEMA
A Conquista da América: A questão do Outro. A obra narra a Conquista da América pelos Espanhóis retratados por diversos autores e reunidos na obra de Todorov. O debate é sobre a questão do outro, ou seja, como e em quais parâmetros estão baseadas as relações de compreensão entre culturas completamente diferentes. Todorov estabeleceu o tempo de cem anos que seguem a primeira viagem de Colombo (impulsionado pelo espírito da descoberta de novas terras e ouro), isto é basicamente o século XVI, e na unidade de espaço a região do Caribe e do México, chamada às vezes de Meso-América, e a unidade de ação será a percepção que os espanhóis têm dos índios, será seu único assunto, com a única exceção, no caso de Montezuma e os seus. Destacou, ainda, na introdução que seu interesse principal é mais o de um moralista do que o de um historiador.
ESTRUTURA
É objeto deste fichamento a obra A Conquista da América (Tzvetan, TODOROV, 2003), especificamente a Introdução intitulada a descoberta da América e o capitulo III (AMAR) que está dividido em três grandes temas: a) Compreender, tomar e destruir; b) Igualdade ou desigualdade e c) Escravismo, colonialismo e comunicação. Nestes capítulos compara