Fuzil AK-47
A arma de fogo mais presente em todo o mundo
Você já deve ter visto uma AK-47 em matérias de jornais e na televisão nas mãos de militares russos, componentes de forças do Oriente Médio como a Al Qaeda ou rebeldes de países africanos.
Fuzil soviético AK-47 com baioneta
Essa arma de fogo, uma das mais potentes armas dos tempos atuais, foi inventada pelo então Tenente-General do Exército Soviético Mikhail Timofeevich Kalashnikov.
A sua invenção se deu durante a 2º Guerra Mundial, onde Kalashnikov servia como sargento motorista de carros de combate. Em uma batalha, a de Briansk, o sargento Kalashnikov foi ferido e enviado a um hospital. Lá escutou seus companheiros reclamarem muito sobre as armas russas utilizadas na guerra, que não eram resistentes, que engasgavam, travavam e não eram confiáveis. Foi então que teve a ideia de projetar uma arma que suprisse a necessidade das forças militares e não apresentasse defeitos.
Em 1944 foi designado para trabalhar no Centro de Desenvolvimento Científico de Armas Leves da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Lá inventou e projetou a Avtomat Kalashnikova odraztzia 1947 goda (Arma Automática de Kalashnikov modelo de 1947), baseado no rifle de assalto alemão Sturmgewehr 44 (StG 44), utilizado na 2ºGM.
Rifle alemão Sturmgewehr 44 (StG 44) sem carregador.
Após sua invenção, a URSS adotou a AK-47 como arma padrão de suas forças militares e liberou sua produção a todos os países que compunham a extinta URSS e também a outros países como a China e a Coréia do Norte. Devido a este fator, a AK-47 é o fuzil mais produzido no mundo.
Nos tempos da Guerra Fria, a URSS incentivou a produção em massa deste fuzil, preparando-se para uma potencial guerra contra o bloco capitalista, encabeçado pelos Estados Unidos. Em contra partida ao AK-47, os Estados Unidos apresentaram o fuzil de assalto M-16, em 1957.
Fuzil de assalto norte americano M-16
Inclusive o AK-47 foi umas das