futuro da realidade virtual
O futuro da Realidade Virtual
Não é recente a proposta da Realidade Virtual e de aparelhos que propiciem esta experiência. É um termo que se ouve muito hoje em dia. O que parecia apenas imaginação que víamos em filmes e livros de ficção científica no início do século passado, começou a se tornar possível em meados das décadas de 50 e 60.
Hoje é mais do que realidade no dia-a-dia da comunidade científica e uma importante aliada para o futuro do desenvolvimento tecnológico em diversas áreas. E a cada dia surgem novos aparelhos e dispositivos cada vez mais sofisticados.
A Realidade Virtual não serve só para jogos, isso é apenas o começo. O seu uso está crescendo e em muitas áreas ela já é usada, como na medicina, arquitetura, comunicação, treinamento, segurança e muitas outras. O futuro da Realidade Virtual parece ser bem promissor, pois ela está ajudando pesquisadores a buscar soluções para muitos problemas.
O futuro da Realidade Virtual
Realidade Virtual e/ou ambiente virtual é o uso de diversas tecnologias digitais avançadas entre um usuário e um sistema computacional onde o indivíduo vive uma experiência de imersão (está ligada com o sentido de se estar dentro do ambiente), tendo sensações reais de pertencer ou interagir com elementos que só existem virtualmente, o objetivo é criar ao máximo a ilusão de uma realidade que não existe de verdade, fazendo a pessoa mergulhar em mundos criados por um computador. Na prática isso significa que os elementos virtuais precisam enviar estímulos para o usuário de modo que ele os perceba utilizando o maior número possível de sentidos. A realidade virtual é considerada um modo de visualização, manipulação e interação com computadores, onde se substituem ecrãs por projetores e teclados por luvas de dados que controlam os movimentos do utilizador. Quando falamos em ambiente virtual falamos de tecnologia mais avançada, que cerca o indivíduo de imagens geradas por computador e que lhe