futuro da adm
O ensino da administração e a sua prática tem melhorado o desempenho das organizações através do treinamento sistemático.
A administração consegue ser simples de entender e ser complexa para ser colocada em prática. Simples, porque as organizações são na essência associações de pessoas, agindo de acordo com suas experiências, percepções e intenções para que seus esforços produzam resultados previsíveis e desejáveis.
Complexo, porque é meio vaga a ideia do que seja uma organização eficiente, dotado das características positivas, resultante.
A administração é umas das mais importantes áreas de estudos que foi no final do século passado, neste século e com certeza no próximo. Isto se deve porque só existe um talento capaz de transformar propostas em fatos concretos, países e regiões subdesenvolvidas em sociedades afluentes, ideias de liberdade, em instituições permanentes: o talento da natureza empreendedora e gerencial próprio do administrador.
O administrador é ou, deve ser para as organizações, o que representa o médico para a saúde de cada um de nós.
O Ensino Da Administração No Brasil
No Brasil, as preocupações com o ensino de administração chegaram muito tarde. Muitos autores indicam que a instalação de cursos de Administração no Brasil é contemporânea à instalação da grande empresa multinacional (a partir da década de 1940).
A profissão de “Técnico em Administração”, como espaço legal e profissional tem no Brasil,
36 anos (Lei Nº 4.769/65) e o especialista da área só venceu sua crise de identidade, ganhando um nome certo – ADMINISTRADOR – a pouco menos de 16 anos (lei nº 7.321/85).
Hoje se exige do administrador possuir e combinar as seguintes habilidades necessárias e indispensáveis na função de gestor de organizações:
Habilidade Técnica – é a capacidade de aplicar conhecimentos técnicos, métodos e equipamentos necessários à execução de tarefas especificas. É adquirida através da experiência, da educação e do treinamento.
Habilidade Humana - é a