Futurismo Italiano
Referencia Bibliográfica: Citado os principais livros, alguns artigos e textos, já que existem diversos.
BERNARDINI, Autora Fornoni. Memórias- entre a prosa e a poesia. 1ª. Ed. Uberlandia- Mg: Editora Assis, 2013.V.300.127p
BERNARDINI, Aurora Fornoni. ‘Festshrif in Honour of Augusto Ponzio’ in: Writing, voice Undertaking. 0. Ed. New York, Ottawa, London, Lega: Legas, 2013.V.100.15p.
BERNARDINI, Aurora Fornoni. 3. Nas trilhas de V.V. Inánov Resenha para Revista USP, março/abril/maio 2010 pp.154-160. Revista USP, V.2, p.154-160,2010.
Biografia do autor:
Aurora Fornoni Bernardini, nascida em 8 de julho de 1941 em Domodossola, Novara, Italia. Em 1954, veio com a família para o Brasil, onde aprendeu o português . Formou-se em diversas áreas do conhecimento, primário na Universidade de São Paulo (USP), e doutorado em Literatura Brasileira. Em 2006 Aurora ganhou os prêmios APCA e Paulo Ronai, respectivamente pelas traduções de O exercito da Cavalaria, de Isaac Babel, de Maria Tsvetaiaeva além disso ganhou o segundo lugar no premio Jabuti, juntamente com Haroldo Campos, com a Obra que eles traduziram.
“Cantaremos o deslocamento das grandes multidões- os trabalhadores, as pessoas que querem divertir-se, os insurgentes e o confuso mar e cor e som em uma metrópole moderna varrida pela evolução” (pg 96)
“À parte sua dívida com a aeropoesia do poeta nacionalista Gabriele D’Annunzio e um gosto pela simultaneidade da visão cubista, este trecho evocativo era uma homenagem direta ao triunfo da industrialização- aos fenômenos técnicos e sociais do século XIX do modo como então se difundiam através da aviação e da energia elétrica.” (pg 96)
“como observou Joshua Taylor, o Futurismo era mais um impulso do que um estilo, de tal modo que, apesar de toda a sua oposição explicita tanto à Secessão quanto a Pós-Secessão, de tendência classicizante, a forma que uma arquitetura futurista poderia via a assumir ainda não se evidencia com clareza.” (pg