Futurismo Italiano
1.3 Principais artistas e obras.
UMBERTO BOCCIONI foi uma figura importante do movimento futurista. As pinturas e esculturas executadas de 1910 até 1914 moldaram a imagem da primeira avant-garde italiana até hoje.
A Cidade Ergue-se e a primeira obra de Boccioni.
“A Cidade Ergue-se”, Futurismo, Sylvia Martin, pag. 26.
ANTON GIULIO BRAGAGLIA Após o desenvolvimento da reprodução de imagens no século 19, a consideração da fotografia na arte tornou-se um polo de discórdia entre os artistas visuais, teóricos de arte e fotógrafos.
Giulio e Arturo Bragaglia, desenvolveram o Fotodinamismo na primavera de 1911.
“Mão em Movimento”, Futurismo, Sylvia Martin, pag. 32
CARLO CARRÀ assinou o primeiro manifesto da pintura futurista em 1910, "a realidade consistia em dinamismo, desmontagem, interpenetração e simultaneidade os parametros do futurismo"
Sua obra tinha uma característica o fenômeno da tridimensionalidade ilustrada numa tela plana.
“Ritmos de Objetos”, Futurismo, Sylvia Martin, pag. 34.
LUIGI RUSSOLO um dos subscritores do manifesto da pintura futurista. Russolo focava-se em grandes acordes orquestrais, produzidos por algumas cores fortes. Estas composições produziam estímulos em sinestezia que agrupavam experiências acústicas e visuais.
“A Revolta”, Futurismo, Sylvia Martin, pag. 38.
GIACOMO BALLA sua obra se caracterizou-se por um desenvolvimento continuo. Na primeira fase do futurismo, Balla definiu um tipo de dinamismo que captava movimento físico numa imagem pintada.
Dinamismo de um cão com trela e o primeiro quadro futurista no qual Balla define suas posições como se tratasse de um manifesto visual.
O recurso de multiplicação de membros foi desenvolvido em referência as cronofotografias de Étienne-Jules Marey.
“Dinamismo de um cão com Trela”, Futurismo, Sylvia Martin, pag. 42.
LEONARDO