Futurismo
* FUTURISMO
O futurismo é um movimento artístico e literário surgido oficialmente em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti. Filippo Tommaso Marinetti dizia na sua publicação: “O esplendor do mundo enriqueceu-se com uma nova beleza: a beleza da velocidade. Um automóvel de carreira é mais belo que a Vitória de Samotrácia".
A obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência, pregava o amor pela tecnologia, o desprezo pela mulher e guerra. Desprezavam qualquer vinculo com o passado, como museus e bibliotecas.
O futurismo desenvolveu-se em todas as artes, influenciando vários artistas que posteriormente instituíram outros movimentos modernistas. Repercutiu principalmente na França e na Itália, onde vários artistas, entre eles Marinetti, se identificaram com o fascismo.
* CARACTERISTICAS
* Desvalorização da tradição e do moralismo;
* Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
* Propaganda como principal forma de comunicação;
* Uso de onomatopeias nas poesias; * Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade;
* Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo.
* MOVIMENTO FUTURISTA NA EUROPA
Foi na Europa que se deu inicio o futurismo, quando foi lançado no jornal francês Le Figaro o manifesto de Marinetti.
Os primeiros futuristas europeus exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.
* PRINCIPAIS ARTISTAS EUROPEUS FUTURISTAS
* ARTES PLÁSTICAS
- Umberto Boccioni (pintor e esculto italiano)
- Luigi Russolo (pintor e compositor