Futsal
FUTSAL
COLÉGIO EXPONENTE
Grupo: Abdon Moutinho, Fernando Cavalcanti, Fernando José Brito, Filipe Nogueira, Augusto Rocha, Leonardo Lima, Lucas Marinho e Lucas Mendes
Série: 2° ano do Ensino Médio
Professora: Thaynanda
Disciplina: Educação Física
Recife
15 de Março de 2011
Origem do Futsal
O Futsal ou Futebol de Salão foi criado por volta de 1940 pela associação cristã de moços, pela dificuldade em encontrar campos para praticar o futebol de campo, então passaram a utilizar as quadras de basquete e hóquei, no inicio eram utilizadas bolas feitas de serragem,cortiça granulada ou crina vegetal, entretanto essas bolas tinham um defeito, saltavam demais, e esse fato fazia com que constantemente a bola saísse da quadra, por conta disso as bolas foram reduzidas de tamanho e o seu peso foi aumentado, solucionando o problema, e por causa disso o futsal passa a ser chamado do “ESPORTE DA BOLA PESADA”.
Fundamentos principais:
1. Cabeceio: Não é muito utilizado, por haver uma dificuldade maior de se jogar com bola aérea e por ela não quicar muito. Geralmente, ocorre em momentos de escanteio com bola parada para fazer gol, mas também pode ser usado como passe em alguns casos.
2. Passe: Fundamento mais utilizado, realizado pelo toque de bola entre os jogadores de um time, sendo importante para dar velocidade ao jogo.
3. Drible: É a marca do futsal, o que faz dele um esporte bonito. O drible tem como objetivo enganar o adversário para ultrapassá-lo, com jogo de corpo e movimentos com o pé.
4. Chute: O chute é praticamente o fundamento mais importante, pois é com ele se tenta marcar o gol para ganhar o jogo,
5. Recepção: Significa o mesmo que domínio de bola, que é controlar a bola com os pés.
6. Condução: É quando jogador anda com a bola, já dominada, conduzindo-a.
Regras:
A partida dura 40 minutos, sendo dividida em 2 tempos de 20 minutos, cada equipe pode fazer quantas substituições quiser desde