Futsal.ef

2639 palavras 11 páginas
Introdução
Este trabalho vai falar a cerca do futsal, o objectivo deste trabalho e passar informação desconhecida ao leitor.
A matéria transmitida pelo professor não aula não é a totalidade da informação existente acerca deste assunto. O futsal é um desporto muito praticado no Brasil e acerca de pouco tempo foi sendo introduzido noutros países. Agora existem campeonatos de futsal em Portugal, mas ao qual não é dada a maior das atenções.
Os assuntos retratados por este são: história do futsal, futsal e futebol de salão, posições dos jogadores, organizações.
Espero que este trabalho supere as expectativas e ensine a quem não esteja muito por dentro do assunto.
História
São duas versões para a origem do Futebol de Salão, ambas envolvendo a Associação Cristã de Moços. Em uma delas, o desporto começou a ser praticado por volta de 1940, por jovens frequentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo (cidade) que, para compensar a falta de campos de futebol, improvisavam "peladas" nos campos de basquete e hóquei, aproveitando as traves usadas na prática desse último desporto. Na segunda versão, o Futebol de salão teria sido inventado em 1934, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevidéu, Uruguai, dando a ele o nome de "Indoor-Foot-Ball".
O número de jogadores, e as peculiaridades do jogo não foram estabelecidos de início, mas vão alterando-se ao longo do tempo. Antes das regras serem estabelecidas, praticava-se futebol de salão com equipas de 5 a 7 jogadores. A bola foi sendo deixada mais pesada numa tentativa de reduzir a sua capacidade de saltar e consequentemente a suas frequentes saídas do campo. A "bola pesada" acabou por se tornar uma das mais interessantes características originais do Futebol de Salão.
Em 1957 surgiu a primeira iniciativa de se uniformizar as regras do desporto, através da criação do Conselho Técnico de Assessores de Futebol de Salão, por Sylvio Pacheco, então presidente da Confederação Brasileira de

Relacionados