futebol
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios de jogos com bola em várias culturas antigas. Estes jogos ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte praticado com os pés.
O futebol como conhecido atualmente surgiu no século XIX na Inglaterra. Com o passar dos tempos e através de sua evolução, várias manifestações de sua prática surgiram em vários locais e com diferentes regras. Então, em meio a essa diversidade temos como exemplo o futebol de campo, o futebol de salão, futebol de areia, futebol de sete, além de outros.
Isso pode ser devido ao fato da prática de futebol ser facilitada pelas condições de improvisações que o jogo permite. Ele pode ser praticado em diversos locais com qualquer número de jogadores, traves simuladas por vários tipos de material e com diferentes tipos de bolas. Tais características contribuíram também para que o futebol fosse adaptado para as pessoas com deficiência.
O futebol de sete para paralisado cerebral (também conhecido como Futebol para PC) é um esporte paraolímpico praticado por pessoas com paralisia cerebral, com seqüelas de traumatismo crânio-encefálico ou acidentes vasculares cerebrais. Atualmente nas competições nacionais e internacionais há somente a participação dos homens.
Esta modalidade respeita as regras da FIFA, com adaptações feitas sob a responsabilidade da Associação Internacional de Esporte e Recreação.
Em 1978, mesmo ano em que surgiu o futebol de sete para pessoas com tipos de deficiência. As primeiras partidas foram