Futebol e historia
Bangu Athletic Club e Vasco da Gama: Amadorismo x Profissionalismo no Futebol Carioca do início do século XX
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso de Bacharel em Educação Física, da Associação Brasileira de Ensino Universitário, para obtenção do título de Bacharel em Educação Física.
Orientadora: Profa. Dra. Leda Maria da Costa
Belford Roxo, Julho, 2011.
RESUMO: O Presente trabalho tem por objetivo mostrar o contexto de introdução do futebol no Rio de Janeiro, enfocando algumas questões em torno do amadorismo x profissionalismo que marcou o futebol no início do século XX. Essas questões são importantes de serem abordadas já que dizem respeito à possibilidade de incorporação de negros e operários nos clubes de futebol do Rio de Janeiro. Negros e operários tinham acesso vetado a clubes como Fluminense e Botafogo, por conta do privilégio dado ao amadorismo, entretanto, clubes como Bangu e Vasco da Gama exerceram um importante papel na transformação do futebol em um esporte profissional capaz de incorporar os elementos que antes eram vetados. Ao enfocar o Bangu Atlético Clube, fundado em 1904 e o Clube de Regatas Vasco da Gama pretende-se lançar uma perspectiva mais ampla que aponte para as tensões visíveis nos anos iniciais de introdução do futebol no Rio de Janeiro.
Palavras-Chave: Bangu; Vasco da Gama; Clubes Cariocas; Futebol.
Introdução
Este artigo tem por objetivo relatar uma breve História do futebol no Rio de Janeiro mostrando o período de fundação do Bangu Athletic Club, intimamente ligado à fábrica Bangu de tecido instalado nesse bairro do subúrbio que garantia o acesso ao futebol para seus funcionários. Abordaremos também fatores ligados à proliferação do futebol pelo Rio de Janeiro, e as tensões surgidas em torno do amadorismo e profissionalismo e a importância do primeiro campeonato conquistado por um time formado por operários e