Futebol, a origem
1.Coletar Dados
2. Observar Rituais
3. Construir uma interpretação
O futebol é o esporte do povo há mais de 2000 anos. Grandes civilizações apresentam registros do jogo em suas histórias, a verdadeira origem do futebol se encontra em paredes com escrituras chinesas e, além disso, baixos-relevos retratando pessoas jogando futebol também foram encontrados, portanto sabemos que a essência do jogo foi originaria da China.
O futebol chinês teve início na era do Imperador Amarelo, temos registros de três tipos de jogos o malabarismo individual, um jogo com dois times jogando um contra o outro e o terceiro contendo seis gols e vários jogadores. O Japão, por sua proximidade, absorveu o jogo e até hoje o estilo chinês de se jogar futebol ainda sobrevive, é um jogo tradicional jogado com vestes próprias especiais e que exige bastante destreza e leveza. Ainda encontramos na Ásia jogos mais dinâmicos que se assemelham muito ao futevôlei.
Outros registros do jogo foram encontrados em diversas partes do mundo como os índios da Patagônia, os próprios Maias, que possuíam um jogo extremamente violento em que eram realizados jogos ritualísticos com rituais sanguinários, nos quais eram usadas as cabeças dos perdedores como bola para se jogar. Já na Grécia relevos bem conservados foram encontrados retratando o malabarismo individual com a bola, um jogo que exigia mais destreza, e ainda jogos de times. Na Idade Média, mais especificamente em Florença, existiam jogos como os gregos, só que jogados com extrema violência na época da renascença. No norte da Europa a violência perseguia o futebol em jogos com muito menos organização que os de Florença e maior liberdade na violência. Na Grã-Bretanha existiam costumes de serem jogadas partidas muito violentas com muita desorganização até que as escolas públicas aderiram ao esporte e começaram a amansá-lo impondo regras para os times de cada escola, que antes de 1845, quando ainda não estavam