Origem do futebol
Esporte de grande destaque nas mais diversas mídias, paixão que envolve muitos torcedores, especialmente em nosso país, mercado de ações que movimentam milhões, bilhões... O Futebol conquistou o seu espaço em todo o mundo, e essa ascensão desperta a dúvida: de onde surgiu o tal adorado jogo de bola com os pés?
Estudiosos de diversos países defendem suas teses, há registros de jogos que seriam o “futebol primitivo” em países como China, Grécia, Itália (Roma e Florência) e França. Em cada localidade o jogo tinha suas características específicas, o Kemari era praticado na China com fundamentos militares, Epyskiros era o jogo grego, que objetivava o desenvolvimento do atleta. O Haspartum, romano e o Soule ou Choule, francês ambos com enfoque um pouco mais científico, delinearam algumas novas regras. Já o Cálcio, de Florença, Itália, originou-se de uma disputa política.
Um primeiro aperfeiçoamento das regras aconteceu em Roma, onde o Bispo Apolonaris deu suas contribuições, definindo uma linha de meta por onde os jogadores deveriam atravessar a bola feita de bexiga de boi, classificando três posições (ataque, meio de campo e defesa) e qualificando as características que cada jogador deveria ter para atuar em casa área. Enquanto na França, Julio Cesar incentivava um jogo que além da linha de meta, também tinha como alvo acertar a bola entre duas estacas, lá o Soule era praticado por pessoas humildes o que gerou uma discriminação social e religiosa.
Em busca de poder, as facções políticas de Florença (Aristocráticos Seglio Antinori e Cantiglione) diputaram o Calcio. A disputa contava com vinte e sete jogadores que objetivavam colocar a bola dentro de uma barraca. Atualmente ainda existe um campeonato com esse nome, dele participam quatro equipes, entre as quais, a vencedora é premiada com um bezerro.
Sua expansão ocorreu na Inglaterra, especificamente na Universidade de Cambridge, cujos alunos defendiam a prática do futebol somente com os pés,