Origem do Futebol
O futebol é o esporte mais popular do mundo, milhões de pessoas acompanham, sejam nos estádios ou pela televisão, as partidas disputadas entre equipes do mundo todo.
A origem de tal esporte é marcada por histórias diferentes, vejamos algumas.
Teorias sobre a origem do futebol
Grécia Antiga
Na Grécia Antiga, os gregos criaram um esporte semelhante ao futebol, chamado Epyskiros. Os soldados, na cidade de Esparta, jogavam com uma bola feita com bexiga de boi recheada com areia ou terra.
Um esporte disputado com os pés, em um campo retangular por suas equipes de onze jogadores, este numero poderia variar de acordo com as dimensões do campo, o numero máximo de jogadores eram 17 de cada lado.
Idade Média
Relatos indicam a presença de outro jogo, com 27 jogadores, com funções distintas: corredores, atacantes, sacadores e defensores. O Soule, como era chamado, era disputado na França durante a Idade Média. O esporte tinha regras bem violentas. O novo modelo de um "suposto futebol" tinha como regras válidas os socos, pontapés, rasteiras e golpes violentos diversos.
Ainda na Idade Média, surgiu na cidade de Florença, na Itália, outro jogo, chamado Gioco del Calcio ou Calcio Fiorentino. Estabelecido na cidade italiana, o esporte tinha aspectos do Soule, violento como ele e contava com a participação de 27 jogadores. Era praticado em praças, onde em cada extremidade tinha dois postes paralelos e o objetivo era levar a bola até esses postes.
Inglaterra
Na Inglaterra iniciou um esporte semelhante ao Soule. O jogo era ministrado igualmente ao Soule, só que com uma bola de couro. Era uma espécie de comemoração cívica e acontecia anualmente nas datas festivas, nos períodos denominados de terça-feira gorda. Os ingleses comemoravam a expulsão dos dinamarqueses da Inglaterra. A bola representava a cabeça de um oficial do exército invasor.