Futebol Feminino
Futebol Feminino: Programa de Desenvolvimento
Os programas da FIFA para o desenvolvimento do futebol feminino prestam variadas formas de apoio às federações afiliadas, desde consultoria técnica e materiais promocionais e pedagógicos até equipamentos esportivos e assistência financeira. Os projetos oferecidos nos próximos quatro anos buscam estimular e criar oportunidades de competição para mulheres e meninas em todos os níveis do esporte.
No quadriênio 2012-2015 haverá 11 programas à disposição dos membros da FIFA, distribuídos em quatro áreas principais: competições, gestão esportiva, formação e promoção. Entre eles há uma iniciativa que visa apoiar as ligas e torneios femininos das federações afiliadas e uma dedicada às crianças através de festivais e atividades de divulgação.
A FIFA encoraja as federações a solicitarem os programas que atendam às suas necessidades e que estejam alinhados às suas próprias estratégias de desenvolvimento do futebol feminino.
Resumo e Opinião
O futebol sem dúvida é uma arma poderosa de integração social. Nota-se que a FIFA empenha-se em ter sempre em mãos programas que auxiliem a total e efetiva integração de crianças ao esporte, acima de tudo meninas. Durante o período de tempo determinado pelo programa, tal estará sendo disponibilizado a todos os possíveis interessados, e as federações que julgarem necessário devem solicita-lo a FIFA com base em suas necessidades esportivas e socioeducativas.
O futebol é uma arte muito antiga, tendo seu berço civilizações Gregas, Romanas, Japonesas e Chinesas, assim periodicamente foi difundindo-se ao decorrer das eras e evoluindo ao que conhecemos hoje. Sua prática incentiva de forma vigorosa e sadia a relação social e moral dos indivíduos que a praticarem, além de trazer vários benefícios ao corpo e a saúde.
Durante alguns anos o futebol era, em sua essência, visto pela sociedade como um esporte inteiramente masculino, contrapondo-se a essa ideia, ao decorrer dos últimos anos