Futebol feminino
. Histórico do futsal feminino no Brasil
Como já vimos no capítulo anterior, o Conselho Nacional de Desportos (CND) oficializou em 08/01/1983 a prática de futebol e de futsal para mulheres. A partir desta data vários campeonatos começaram a surgir no país.
A prática do futebol de salão feminino foi autorizada pela Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA) em 23 de abril de 1983.
A expansão do futsal feminino
A expansão do futsal feminino deu-se por algumas razões, além de incentivar a prática da modalidade por parte das mulheres, havia também um outro interesse principal: a necessidade de expandir a prática do futsal feminino no Brasil e no mundo, aumentando o número de praticantes também no feminino para incluir a modalidade nas olimpíadas.
Para a evolução do futsal feminino era necessário criar competições oficiais, o próprio futebol masculino já havia comprovado na Inglaterra, no final do século XIX, quando a competição fora de suma importância para sua evolução, em que torneios passaram a ocorrer entre as escolas inglesas e, posteriormente, entre estudantes e operários ingleses.
Partindo deste pressuposto, foi organizado a I Taça Brasil de Clubes pela CBFS (Confederação Brasileira de Futsal), o primeiro campeonato oficial, realizada em Mairinque-SP em janeiro de 1992 contando com 10 equipes indicadas por suas respectivas federações.
Com a criação da Taça Brasil de Clubes, os estaduais começaram a ser organizados em quase todos os estados a partir de 1992, sendo que s campeões de cada estado garantiam vaga para a Taça Brasil do ano seguinte.
A Taça Brasil adulto movimenta todo o Brasil possuindo hoje eliminatórias com 25 equipes em todas as regiões.
Campeonatos são organizados dentro e fora do país, entre os quais se destacam:
Taça Brasil de Clubes, que em 2010 completou a 19ª edição, auxiliou a formar pela primeira vez uma Seleção Brasileira do gênero – mais precisamente em 07/12/2001, quando de um jogo