Futebol De Inclus O1
RA: 1099131
O futebol e a inclusão social
O futebol é um esporte que atinge o maior numero de praticantes, envolvendo pessoas de varias idades, culturas diferentes, enfim, grande parte da população mundial conhece o futebol. No Brasil, é conhecido como “paixão nacional”. Atualmente, o futebol é sem dúvida um comercio de grandes investimentos, pois grandes empresas estão envolvidas, patrocinando clubes e jogadores. Vale ressaltar que o futebol, considerado investimento, pode ser caracterizado como um auxílio à inclusão de jovens na sociedade. Toda criança gosta de futebol, mas muitas delas estão no caminho das drogas, prostituição, roubos, furtos, etc.
No país, existem vários projetos que visam através do futebol oferecer condições de recuperação para esses jovens e crianças. Muitos desses projetos são de iniciativa privada e outros fruto da política social dos governos. No ambiente escolar, nas aulas de educação física, é notório na prática de futebol a exclusão de crianças na formação das equipes: são escolhidos os melhores e os que têm dificuldade ficam de fora. É neste contexto que o futebol contribui na formação do aluno, pois aprenderá a conviver em grupo, respeitar os colegas, aprender a ganhar e perder e conviver com a diferença. Lembramos também dos alunos que são portadores de necessidades especiais que através do futebol realizam suas atividades físicas, sendo assim incluídos no meio social.
Quando dizemos inclusão social não é somente para esses alunos, e sim para todos que de alguma forma sentem-se excluídos em alguma situação e que geralmente são pobres, negros e pardos, crianças e idosos, mulheres, homossexuais entre outros (Mafra, 2007, p.2).
Na verdade, o futebol incentivado, seja em periferias ou centros urbanos, faz com que os praticantes se sintam valorizados em relação ao local que vivem, dando-lhes o sentimento de pertencerem a uma sociedade integrada.
O Brasil possui um verdadeiro exercito de pessoas