Futebol Americano
Este trabalho insere-se no âmbito da disciplina de Economia c e intitula-se “Economia e Cidadania”. Iremos abordar, ao longo deste trabalho, a temática da discriminação positiva e negativa na esfera económica, mais concretamente Economia e
Cidadania, Economia e Ecologia e Economia, Desenvolvimento e Direitos Humanos, referindo alguns exemplos práticos que acontecem no nosso dia-a-dia.
Visamos com este trabalho sensibilizar os cidadãos para os direitos que lhe são incumbidos, mas também para os seus deveres, pois só assim conseguiremos tornar esta sociedade mais justa e respeitadora. Alguns passos têm sido dados neste caminho, nomeadamente, a criação da Declaração Universal dos Direitos do Homem e da
Declaração do Milénio, colocados em anexos neste trabalho.
Economia e Cidadania
Discriminar é não permitir que um ser humano exerça os seus direitos de uma forma pena devido às suas características físicas ou culturais. No entanto, podemos distinguir a discriminação positiva da discriminação negativa.
Discriminação positiva:
A discriminação positiva consiste em repor a igualdade de oportunidade favorecendo o indivíduo ou o grupo diferente, através do desenvolvimento de acções de afirmação.
Trata-se o diferente como diferente a fim de alterar a situação de desigualdade.
No entanto, há quem argumente que estas medidas prejudicam pessoas não responsáveis pela discriminação. Outras, defendem que a discriminação positiva fomenta o racismo, a xenofobia e o sexismo, uma vez que as pessoas beneficiadas não são competentes para as funções que vão desempenhar. Por outro lado, os defensores da discriminação positiva afirmam que estas medidas de reposição de igualdade de oportunidades são temporárias e acrescentam ainda que o facto de não serem competentes para as funções que vão desempenhar se deve à inexperiência.
Exemplo de