Futebol 1
O objetivo do jogo consiste em manter a posse de bola até que um gol seja marcado. Como todos os desportos, o jogador com mais gols ganha o jogo! Todos os jogos consistem em duas metades de quinze minutos, os jogadores trocam de campo ao intervalo e descansam 2 minutos (o tempo de cada metade e de intervalo pode ser menor ou maior se assim o entenderem mas cada metade deve ter no mínimo 10 minutos).
As figuras devem ser impulsionadas de forma limpa usando apenas a unha do dedo indicador ou médio. O dedo impulsionador pode ser pressionado contra o pano de jogo para se adquirir alavanca, mas é necessário que não haja contacto entre este e o polegar durante um disparo.
Para rematar a bola deve estar totalmente sobre a linha de remate (a linha que divide cada metade de campo noutras duas metades (está entre a linha de meio campo e a linha de gol – é a única linha que não se encontra num campo de futebol convencional). Só a partir desta linha se poderá marcar gol.
A posse de bola é perdida:
A) Ao falhar a bola
B) Se a bola tocar numa figura do adversário
C) Se a bola sair do campo de jogo (deve ver-se o verde do campo ao olhar verticalmente por cima da bola entre esta e a linha)
D) Concedendo um pontapé livre (por bater numa qualquer figura antes de bater na bola)
E) Ao marcar um gol
Por cada toque/impulso (também chamado de piparote em Portugal) de ataque, o jogador defensor pode mover uma figura para defender, bloquear ou posicionar como entender. Este movimento defensivo não deve tocar a bola ou qualquer outra figura do atacante. Se acontecer o jogador atacante pode optar por reposicionar