Funções e atribuições dos diferentes atores da seg pública- pós estácio
1-Que medidas deveriam ser adotadas no campo da segurança pública para minimizar os efeitos da criminalidade?
R: É do conhecimento de todos já há muito tempo que Segurança Pública vai muito além da atividade policial ou uma questão exclusivamente política. Segurança Pública é essencialmente uma questão política, no entanto isso não impede que a população como um todo venha a discuti-la e esboçar os rumos que a mesma deve trilhar tendo em vista que, muitos dos anseios projetados no assunto atingirão maciçamente a grande massa da população, isso para não dizer toda a população. Levando em conta tais fatos para que os efeitos da criminalidade fossem minimizados em nossa sociedade seriam necessárias ações que aproximassem as políticas de Segurança Pública daqueles que mais anseiam pelo seu sucesso: a população. É verdade que, às vezes, a população afasta-se das técnicas policiais, no entanto a utilização da visão popular sobre a Segurança Pública de maneira consultiva daria uma nova visão do ponto de vista da aplicação dos meios e técnicas policiais.
Logo as melhores medidas a serem adotadas seriam sem dúvida o fortalecimento dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública como meio de fortalecer o vínculo entre a comunidade e a polícia e é também um meio de chamar à responsabilidade outros órgãos que não estão ligados diretamente à Segurança Pública, mas o seu serviço ineficiente interfere significativamente na mesma, como por exemplo, a falta de iluminação pública.
2-Como os operadores de segurança pública poderiam atuar para equacionar a violência urbana?
R: Toda vez que a Segurança Pública é colocada em cheque os gestores, responsáveis pela mesma resumem os seus problemas institucionais, principalmente as corporações policiais, à falta de recursos humanos e materiais. Já existem comprovadamente no Brasil armas letais e viaturas próximas aos disponíveis. No entanto o que não se discute é o que seria o seu principal problema,